terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Pesquisa diz que violência, pobreza e corrupção mais preocupam brasileiros

Violência, pobreza e corrupção são os problemas que mais preocupam os brasileiros entrevistados em uma pesquisa feita em 23 países, a pedido do Serviço mundial da BBC.
Resultados apontaram que 29% dos brasileiros acham que a criminalidade é o principal problema do mundo e 27% falaram que é o tema mais discutido no país. Em seguida, veio a corrupção, com 27% das opiniões sobre os temas que mais se discutem.
Nas respostas induzidas, em que os entrevistados opinaram sobre uma lista com 14 temas onde não constava violência, 95% disseram ser a pobreza e 94%, a corrupção, os problemas mais sérios. Logo depois vieram a poluição e problemas ambientais, guerras e conflitos, com 92% em cada categoria.
A pesquisa anual feita pela BBC World Speaks (“Mundo Fala”) ouviu 12,3 mil entrevistados em 23 países entre julho e setembro para estabelecer os temas mais agravantes que preocupam a população mundial e os mais discutidos. No Brasil, as respostas contrastam de certa maneira com as que foram dadas em outros países desenvolvidos, onde a economia global e o desemprego se sobressaíram como situações mais alarmantes. Apenas 66% dos brasileiros consideram a economia mundial ‘muito grave’ e o aquecimento global, que no ano passado preocupava 90% da população, neste ano preocupa somente 80%.
Os pesquisadores notaram uma diferença entre as preocupações dos países de renda baixa, média e alta. Nos mais pobres, o desemprego, a pobreza extrema, a corrupção e o aumento do preço dos alimentos estão entre os mais comentados internamente.
Nos países com renda média, as preocupações são as mesmas mas em menor grau. Já nos países mais ricos, a preocupação mais agravante é a situação da economia mundial, do aquecimento global e as guerras.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário