Os aeronautas e os aeroviários estão ameaçando paralisar as atividades por 24 horas, no dia 22 de dezembro, às vésperas do Natal. De acordo com a Fentac (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil, filiada à CUT), as categorias querem aumento de 10%, além de reajuste de 14% nos pisos salariais.
Os trabalhadores reclamam que as empresas estão irredutíveis na negociação e afirmam que podem parar se não houver avanços até o dia 22. “Não podemos aceitar um reajuste menor do que a inflação, porque isso significaria que os trabalhadores ganhariam menos em 2012 do que recebem hoje. Também não abrimos mão do aumento real dos salários”, disse, em nota, Celso Klafke, presidente da Fentac.
Na quinta-feira (15), o sindicato das empresas aéreas farão uma reunião com os sindicatos ligados à CUT e na sexta-feira (16), com os ligados à força Sindical.
As categorias esperam que possam chegar a um acordo com as companhias e assim, evitar a paralização. Para que a greve aconteça, é preciso que ela seja homologada em assembleias dos trabalhadores.
Fonte: Folha