segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Limpeza excessiva com as hastes flexíveis prejudica a saúde dos ouvidos


Nem sempre limpeza em excesso é sinal de saúde dos ouvidos, afinal desodorante, creme para o cabelo, pasta de dentes e fio dental são alguns dos itens necessários para a higiene diária.
De acordo com a otorrinolaringologista Rita de Cássia Cassou Guimarães, o uso dos cotonóides pode prejudicar a saúde dos ouvidos. “Não há consenso sobre o uso correto deste objeto, tornando-o uma arma para os ouvidos, principalmente quando sua utilização é constante”, alerta a médica.
O conceito de que não se deve limpar os ouvidos é tão errôneo quanto à utilização desenfreada e inadvertida de hastes de algodão. Denominamos orelha externa a porção externa do ouvido, composta basicamente pelo pavilhão auricular e pelo conduto auditivo externo (o canal do ouvido) e distingue-se sob o nome de cerume o conjunto de produtos da pele do conduto auditivo externo, que é composto pela descamação da derme, por secreção sebácea e pelo substrato de glândulas ceruminosas.
Infecções, perfuração do tímpano, coceira e sangramento são algumas conseqüências da limpeza excessiva do canal auditivo.
O canal auditivo externo é revestido por uma pele, que não pode ser muito espessa para não barrar a entrada do som e nem muito fina para que possa proteger os ouvidos.
Para ficar na condição exata, a pele é coberta pela cera, que serve como uma espécie de tapete na região. O cerume forma uma barreira física, que impede a entrada de sujeiras, água e bactérias. A cera ainda atua como uma película ácida antibacteriana.
Estas características são fundamentais para a manutenção dos ouvidos e para manter o canal auditivo saudável.
A cera é produzida apenas em uma pequena região do conduto auditivo externo e não deve ser retirada para que possa exercer suas funções corretamente. A manutenção da cera é feita naturalmente.
Existe um mecanismo de autolimpeza nos ouvidos, que evapora a cera e empurra as células cutâneas mortas para fora, sem a necessidade de usar qualquer objeto para este fim.
Porém, se a cera for movida de seu lugar original, este processo de limpeza não acontece e ela fica acumulada no canal auditivo.

O acúmulo de cerume dentro do ouvido pode formar um ‘tampão’, que causa desconforto, dor e a sensação de surdez e zumbido. Em alguns casos a produção de cera em excesso, que não tem uma causa específica conhecida, também pode ocasionar o problema. Nesta situação o indivíduo tem que procurar um otorrinolaringologista para que ele tire a cera de forma cuidadosa e com instrumentos especiais, que evitam danos e traumatismos aos ouvidos.
O uso das hastes flexíveis para limpeza do canal auditivo é considerado perigoso, pois pode causar traumas, infecções, perfuração da membrana do tímpano e acúmulo de cera.
A otite externa é a infecção mais comum, já que é causada por bactérias que também podem ser transportadas pelos cotonóides.
E a perfuração do tímpano pode provocar sangramento e lesões mais graves, como a surdez parcial.
O excesso de limpeza ainda pode causar outros danos à saúde dos ouvidos. Sem a proteção da cera, o canal auditivo sofre com coceira, dor, inflamações, corrimento de secreções e infecções.
Na tentativa de aliviar estes sintomas, o indivíduo intensifica o uso das hastes flexíveis, agravando ainda mais o problema.
Até pode haver uma sensação de alívio, mas ela é momentânea e quando passa os sintomas voltam com ainda mais força.
Para limpar os ouvidos, basta enxugá-los após o banho com a toalha enrolada no dedo indicador, passando o tecido apenas na parte externa, onde o dedo consegue alcançar. Quando a cera é encarada como sujeira e é retirada do canal auditivo, o ambiente se torna vulnerável a doenças.
É preciso compreender que o cerume é uma proteção natural e fundamental para os ouvidos.
Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário