quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Brasil é o país com mais religiosidade do mundo, diz programa

O Programa ‘A Liga’, exibido nesta terça-feira (22), na Band, falou sobre os diversos tipos de cultos religiosos que existem no Brasil e foi considerado o país mais religioso do mundo em se tratando de quantidade de religiões existentes e não a uma religião específica.
A igreja que prega o número 666 e que mostra ela como sendo o número de Deus foi uma das exibidas no documentário. Na Igreja ‘Crescendo em Graça’(CEG), eles acreditam que Jesus Cristo é o doutor José Luis de Jesus Miranda, o Filho de Deus reencarnado e por isso comemoram o Natal no dia 22 de abril, quando o porto-riquenho a quem eles chamam de pai faz aniversário.
Na reportagem, Wandir, o colaborador de Jesus Cristo Homem explicou os motivos pelos quais eles adoram o 666 e assim tatuam seus corpos com a simbologia. Em uma de suas explicações, ele diz que “a religião é algo inventado por homens, a ciência é algo inventado por Deus”. Os seguidores alegam que o número 666 é o número de Deus e que o apóstolo João interpretou a visão erroneamente no livro de Apocalipse.
Entre outras religiões citadas na reportagem, foi mostrado um grupo de católicos que fazem romaria até a cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, onde os devotos explicavam suas razões porque andam quilômetros de distância até chegar ao local. “É o mesmo que um filho sem mãe”, diz um devoto sobre viver sem a fé em Nossa Senhora Aparecida.
Além de caminhar por muitas cidades até chegar ao destino, os fiéis da romaria também enfrentam banhos de água gelada e fazem rezas e missas durante o percurso.
A reportagem também fala da relação entre fé e dinheiro que acontece em várias religiões. Na cidade de Aparecida, visitaram um comércio religioso intenso em frente uma das basílicas, onde os produtos são vendidos a R$ 1 com imagens de santos e outros artigos religiosos.
O padre Lauro Trevisan foi um dos entrevistados por ser um padre contra os preceitos da pregação católica, estimulando os fiéis a enriquecerem através do poder da mente, que inclusive ele diz ter comprado um ‘Palácio da Mente’, onde ele recebe seus fiéis e escreve seus livros, tem um parque e uma livraria, tudo adquirido pelo ‘poder da mente’,segundo depoimentos do padre.
Outra religião mencionada no programa foi a respeito do Santo Daime, em que os seguidores tomam um chá que provoca alucinações nas pessoas. Foi também mostrado rituais de candomblé e as oferendas que fazem com um objetivo, deixando-as na rua e mostrando as reações das pessoas ao passar no local.
Dados postados no site do programa dizem que no Brasil 68,4% da população é católica, 20,2% é evangélica e 11.4% pertencem às religiões espírita, umbandista, candomblecista ou de outras religiões. Essa quantidade de fiéis diversos faz com que o nosso país seja o primeiro em religiosidade do mundo, seguido pela Índia.
 * Com informações de A Liga/Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário