segunda-feira, 14 de novembro de 2011

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA??? VOMOS COMEMORAR O QUÊ???


UMA DAS CAUSA QUE LEVARAM D. PEDRO II A EXIGIR A REPÚBLICA - Classe média e profissionais liberais desejavam mais liberdade política, por isso muitos aderiram ao movimento republicano, que defendia o fim da Monarquia e implantação da República.

Brasil: Uma Democracia Disfarçada

Brasil: uma democracia disfarçada
                                                                Por Amilton da Silva Gomes¹
Se recorrermos a qualquer dicionário da língua portuguesa em busca do significado da palavra democracia, encontraremos o seguinte: democracia 1. Governo do povo; soberania popular. 2. Doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição equitativa do poder. Desse modo, entende-se que, num sistema democrático, é o povo quem detém o poder. Isso, é claro, na teoria, pois, na prática não ocorre assim.
Foi em Atenas que apareceu esse sistema de governo chamado democracia. Hoje, muitos países se dizem democráticos, inclusive o Brasil. Porém, na nossa suposta democracia, não temos, por exemplo, a liberdade de votar se quisermos, ou melhor, aqui em nosso país, votar não constitui uma ação facultativa; se assim fosse, não correríamos o risco de sermos punidos com multas; sermos impedidos de participar de concursos públicos, só para citar alguns exemplos. Então, eu me pergunto: onde se encontram os princípios democráticos brasileiros?
Nos Estados Unidos, por exemplo, o voto é facultativo. Lá, as pessoas realmente vivem inseridas em uma democracia, pelo menos no que diz respeito às eleições. Não digo com isso que esse país seja o único exemplo de democracia; não, não é isso; existem outros, mas cito este por uma questão de ele ser uma referência mundial.
Assim como no Brasil, em Atenas, a democracia não era algo tão justo. Só aqueles que eram considerados cidadãos tomavam parte nas decisões políticas (somente 10% da população ateniense); escravos não considerados cidadãos, apesar de pagarem impostos. Mas, felizmente, todos os brasileiros são considerados cidadãos. Nisso não há injustiça. A maior injustiça, para mim, é o fato de, no Brasil, o voto não ser facultativo para todos. Se bem que existem algumas pessoas que são liberadas desta obrigação democrática, pois votam se quiserem. Estão livres desta...
 
PALHAÇADA, pronto falei... se existe a Constituição Federal do Brasil ela me dá o livre direito de EXPRESSÃO. Filha do Pai.
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário